quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Uma parte de mim!

Nem todos sabem…
Que a tua tarefa começa muito antes de entrares na sala e que termina muito depois de te despedires de cada menino e cada menina....
Que as crianças do teu grupo ocupam grande parte dos teus pensamentos e das tuas preocupações.
Que muitas coisas essenciais na educação de infância são, por vezes, invisíveis aos olhos dos que te observam.
Que passas horas pensando em como utilizar estratégias verdadeiramente interessantes, que mobilizem e despertem a curiosidade dos teus educandos.
Que és imensamente feliz quando vês as crianças a sorrirem e a aproximarem-se a correr para te darem um super abraço.
Que te transformas em pintor(a), psicólogo/a e coleccionador(a) compulsivo/a de embalagens e rolhas: e que, além disso, te tornaste especialista em reciclagem e na reutilização de material em desuso.
Que é teu desejo mais profundo oferecer em cada dia a todas e a cada uma das tuas crianças, uma experiência inolvidável.
Que escolhes com cuidado as palavras justas para cada criança porque sabes quem necessita de um abraço de conforto num momento preciso.
Que és para as tuas crianças o seu/sua confidente de eleição, pois te abrem o seu coração e te contam todos os seus segredos e as suas histórias mágicas de mil cores.
Que além dos números e das figuras geométricas tens que ensinar a partilhar, a superar o fracasso, a caminhar pelo caminho correto, a sonhar, a brincar, a respeitar, a não fazer descriminações…
Que o teu tempo livre também é tempo de reuniões, cadernos, livros, projetos, avaliações, registos…
Que as tuas mãos e os teus braços não são preguiçosos na hora de consolar, encorajar, felicitar e mimar.
Que a tua tarefa é louvável, que transcende, que dá frutos, que muitas vezes resgata vidas da violência e dos maus-tratos infantis, que é generosa em todo o tempo e em todo o lugar.
Obrigado pelo teu trabalho apaixonado todos os dias!
 
in Revista Educadores de Infância

1 comentário:

  1. Um texto tão bonito e verdadeiro. Acho que a maior parte das pessoas não deve ter ideia do que é ser educadora de infância. E sem duvida que é preciso ter um certo dom para se lidar com elas.

    Um beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar